06/12/2017

Doença renal é discutida na Tribuna Livre

A Tribuna Livre foi ocupada nesta terça-feira, 05, para falar sobre o Programa de Terapia Renal Substitutiva Ambulatorial realizado no Município de Juiz de Fora. O nefrologista Marcos Roberto de Carvalho, representante do Hospital Therezinha de Jesus, falou dos diversos problemas enfrentados pelos pacientes portadores desta doença crônica.

De acordo com o Marcos, a doença renal crônica é um problema de saúde mundial que está afetando seriamente o município. Ele ainda explica que diversos pacientes chegam aos hospitais para realizar a hemodiálise e ficam retidos nos hospitais, por correr o risco de voltarem e não encontrarem vagas disponíveis para continuar o tratamento. Marcos afirma, ainda, que dentro de várias famílias pode haver uma pessoa portadora desta doença, o que agrava ainda mais a situação dos munícipes. “A doença renal crônica pode atingir inúmeras pessoas, principalmente as que já possuem predisposição genética, diabéticos, pressão alta, ou hipertensão, obesidade e pessoas acima dos 60 anos.

O médico ainda afirma que alguns hospitais não foram feitos para reter o paciente. “Nosso dever é atender e recuperar o paciente, após feita a recuperação, damos alta para que ele faça o tratamento ambulatorial e tenha qualidade de vida no seio da família”.

O vereador Antônio Aguiar (PMDB) alertou para o crescimento da demanda de pacientes crônicos na cidade. Para ele, este é um problema de financiamento, que precisa ser revisto pelo município de Juiz de Fora e pelos munícipes vizinhos, que encaminham pacientes para a cidade.

O presidente da Casa, vereador Rodrigo Mattos (PSDB), sugeriu que a comissão de saúde da Câmara Municipal se reuna com a secretaria de Saúde Elizabeth Jucá, para dar uma solução para estes pacientes que são tratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de imprensa