06/12/2017

Sedecon dá dicas para não se complicar na época natalina

Planejar as compras de final de ano talvez seja uma das coisas mais difíceis para o consumidor. É nesta época que muitos acabam se complicando e caindo nas tentações que a época de Natal oferece. Por essa razão, o Serviço de Defesa ao Consumidor (Sedecon) da Câmara alerta os juiz-foranos a tomarem cuidados para evitar possíveis problemas no futuro.

O coordenador do órgão, Nilson Ferreira Neto, destaca que é preciso ficar de olho nos detalhes mais imprescindíveis ao realizar uma compra. "Uma compra consciente pode garantir uma comemoração agradável e evitar possíveis transtornos."

Nilson orienta que é importante conhecer o produto antes de comprar. Segundo ele, ao adquirir um eletroeletrônico, por exemplo, é recomendado que se peça ao vendedor uma demonstração da mercadoria  para conferir se a mesma está funcionando corretamente.  Lembrou ainda, que é indispensável certificar se o produto oferece garantia e vem acompanhado de nota fiscal.

Em caso de compras realizadas pela internet, o consumidor deve se atentar mais ainda aos detalhes. "O Sedecon orienta que o consumidor tem um período de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação. Além disso, todos os valores eventualmente pagos devem ser restituídos, incluindo o frete", disse.

Outro ponto ressaltado pelo coordenador é o pagamento. De acordo com ele, as informações sobre o preço à vista e a prazo, o número de parcelas e as taxas de juros mensal e anual devem estar afixadas em local de fácil acesso, de forma legível e clara. Se o pagamento for a prazo, o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e número de parcelas para evitar gastos desnecessários. "Sempre que possível, quando efetuar a compra à vista, tentar pechinchar descontos."

Outras informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa