12/12/2017

Palestra e debate sobre Plano Diretor acontecem nesta semana

Dando sequência ao ciclo de palestras e debates que a Câmara Municipal está promovendo com o objetivo de contribuir com a revisão do Plano Diretor de Juiz de Fora, acontece nesta quarta, 13, e quinta-feira, 14, uma palestra e um debate técnico para discutir temas relevantes ao assunto.

O arquiteto urbanista, Pedro da Luz Moreira, do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), ministra nesta quarta-feira, 13,  uma palestra que irá tratar sobre o tema “Meio ambiente e saneamento nas áreas urbanas, sub urbanas e rurais”. A palestra  está marcada para as 10h, no plenário da Câmara Municipal, aberta ao público e transmitida ao vivo pela JFTV Câmara, canal aberto 35.

Na quinta-feira, 14, também a ser realizado no plenário da câmara, às 10h, ocorre um debate técnico para tratar sobre o tema Ordenamento Territorial: área urbana e rural, regionalização, macroáreas e macrozonas. O debate irá contar com a presença de instituições como o Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon)  Clube de Engenharia de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), União dos Bairros e Distritos de Juiz de Fora (Unijuf) e do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

Proponente deste ciclo de palestras e debates, o vereador Zé Márcio (PV) falou sobre a importância desta revisão do plano diretor. “O Plano Diretor é o instrumento que norteia a política de desenvolvimento do Município. Criá-lo ou revisá-lo não é missão exclusiva do Executivo. Todos aqueles que influenciam a realidade local devem contribuir para o desenvolvimento da cidade. O Plano Diretor precisa ser construído por meio de um processo que promova um pacto em torno de propostas que representem os anseios da sociedade. Por isso, estamos promovendo estes debates democráticos, fazendo um chamamento público para que um número grande pessoas participe da revisão deste importante documento”.

Ciclo de palestras e debates

A primeira palestra referente a revisão do Plano Diretor de Juiz de Fora aconteceu no dia 22 de novembro, tendo como convidado especial o ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães, que ministrou a palestra “Cidades: Mobilidade, Habitação e Escala - Um chamado à Ação”.

Após esta palestra, foi realizado o primeiro debate técnico que tratou sobre os capítulos I e II e as políticas públicas tratadas no plano. Além disso, a discussão abordou o papel do Executivo e da população na construção do Plano Diretor.