13/12/2017

Plano Diretor - A desigualdade se espelha no território

“Nós temos na sociedade brasileira áreas extremamente pobres e áreas extremamente ricas, devemos fazer um esforço para misturar estas áreas. A convivência é produtiva para as pessoas fragilizadas economicamente, mas também para as pessoas  com maior poder aquisitivo. As pessoas têm experiências de vida diferentes e este intercâmbio é o próprio sentido da cidade. As diferenças representam um desenvolvimento imenso para humanidade. Estas diferenças fazem com que a gente relativize nossos valores. Aí começamos a entender o outro, acredito que esta seja a lição primordial da cidade”.

A consideração é do Arquiteto Urbanista, Pedro da Luz Moreira, do Instituto dos Arquitetos do Brasil, que ministrou a segunda palestra do ciclo de palestras e debates que a Câmara Municipal está promovendo sobre a revisão do Plano Diretor de Juiz de Fora. A palestra aconteceu na manhã  desta quarta-feira, 13, no plenário Legislativo, que contou com a presença de professores, arquitetos, engenheiros, estudantes e membros da sociedade interessados sobre o assunto.

Falando mais diretamente sobre Plano Diretor, o palestrante ressaltou a importância do acompanhamento das propostas existentes no plano, com o intuito de  avaliar o planejamento e desenvolvimento do município. "O monitoramento das propostas que o plano diretor traz é uma questão super importante, pois desse modo poderemos nortear o caminho que estamos seguindo. É fundamental na elaboração do plano a inclusão da sociedade para que ela possa acompanhar a aplicação destes planos, de tal forma que os planos não sejam apenas documentos e, sim, ferramentas de consulta constante que possam cumprir com suas proposições."

O presidente da comissão de Urbanismo, Transporte e Meio Ambiente,  vereador Zé Márcio (PV) fez um balanço deste encontro. "Hoje trouxemos o Pedro, um arquiteto e urbanista do Rio de Janeiro, que provocasse e nos mostrasse as experiências de uma outra cidade e alcançamos esse objetivo. Ainda teremos mais palestras e debates para ampliarmos essa discussão. Procuramos divulgar na JFTV Câmara, em nosso site, para que toda a população possa acompanhar."

Além de Zé Márcio, participaram da palestra os vereadores Betão (PT) e Dr. Adriano Miranda (PHS) - membros da Comissão de Urbanismo, Transporte e Meio Ambiente, os vereadores Antônio Aguiar (PMDB), Vagner de Oliveira (PSC) e Sargento Mello Casal (PTB).

Debate técnico acontece nesta quinta

Nesta quinta, 14, também a ser realizado no plenário da câmara, às 10h, ocorre um debate técnico para tratar sobre o tema Ordenamento Territorial: área urbana e rural, regionalização, macroáreas e macrozonas. O debate irá contar com a presença de instituições como o Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon)  Clube de Engenharia de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), União dos Bairros e Distritos de Juiz de Fora (Unijuf) e do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).