12/01/2018

Aprovado projeto de lei que institui a Semana municipal para conscientização e prevenção ao HPV

Durante a 9ª reunião ordinária realizada nesta sexta-feira, 12, foi aprovado, em segunda discussão, o projeto de lei do vereador Júlio Obama Jr (PHS), que propõe a criação da Semana Municipal para a Conscientização e Prevenção ao HPV (Papiloma Vírus Humano), a ser realizada anualmente, na primeira semana de março.

A principal forma de transmissão do HPV é por meio de relações sexuais, sendo na maioria das vezes uma doença acometida em mulheres. Na maioria das situações não há dores e poucos são os sintomas clínicos. Quando a pessoa descobre tardiamente a doença, pode se tornar um câncer do colo do útero, agravando seriamente a saúde e a vida da mulher.

De acordo com o vereador, grande parte da população ainda não possui informações sobre esta doença. Desse modo, o projeto tem como objetivo conscientizar e prevenir às famílias da cidade sobre o risco do HPV em meninos e meninas entre nove e 15 anos idade. Para isso, ele pretende promover atividades e palestras nas escolas públicas e particulares, voltadas exclusivamente para exames preventivos.

Outra situação relatada pelo parlamentar foi em relação ao acúmulo de vacinas nos postos de saúde, gerando desperdício de dinheiro público, quando não usadas no período correto. Situação recorrente pela falta de informações suficientes sobre o assunto.

O projeto ainda irá passar por mais uma discussão no plenário da câmara, após essa discussão o projeto será encaminhado ao poder Executivo.