06/03/2018

Palestra ensina sobre a importância da educação financeira para as mulheres

Dentro da programação da Semana da Mulher, promovida pela Comissão Permanente de Direitos da Mulher da Câmara, foi realizada nesta terça-feira, 06, a palestra “Eu mereço ter dinheiro”. O intuito da ação foi conscientizar as mulheres sobre a importância da educação financeira.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres. Embora elas já tenham alcançado muitos direitos, ainda ganham, em certos segmentos, menos dos que os homens. Essa desigualdade, somada a esses dados, acaba afetando a renda feminina. Além disso, somente 1% dos aposentados conseguem sobreviver financeiramente sem ajuda de terceiros. O que requer um planejamento desde cedo para a manutenção econômica posteriormente.

A educadora financeira, Luciana dos Santos, salientou a necessidade de se pensar no futuro, no agora. A ideia de criar desculpas para poder consumir é o que mais afeta o orçamento. “As pessoas pensam que por estarem trabalhando demais, elas podem comprar algo para poder suprir alguma necessidade, seja de tempo, de atenção com o outro”, destacou. Com isso, não se pensa no futuro, e acaba prejudicando o planejamento financeiro.

O Serviço de Defesa do Consumidor da Câmara (Sedecon) presta atendimento ao cidadão que queira melhorar sua vida financeira, promovendo mudança de hábitos que não levam ao endividamento. O órgão funciona no primeiro andar da Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h.