Buscar
 

Arquivo de Notícias

12/04/2018

Educação para a cidadania: 120 alunos participam da edição 2018 da Câmara Mirim

“Nós somos jovens e os jovens de hoje são os adultos de amanhã. Se podemos fazer a diferença, por que não fazê-la?”, indagou a aluna Débora Veloso, da Escola Municipal Henrique José de Souza, na instalação da Câmara Mirim 2018. A cerimônia aconteceu na tarde desta terça-feira, 12, em sessão realizada no plenário do Legislativo, presidida pelo 2º vice-presidente da Casa, Zé Márcio Garotinho (PV)

O projeto está em sua 9º edição e neste ano conta com a participação de 12 escolas de Juiz de Fora. Cada instituição participa com um grupo de dez estudantes do 8º e 9º anos. A novidade desta edição é uma parceria com a UFJF que tem como objetivo qualificar o projeto.

“A Câmara Mirim tem um papel fundamental para discutir o clássico preconceito brasileiro de que a política é um lugar daqueles que são impuros. A política não é isso, a política é negociação. Quando negociamos uma hora a mais na rua com nossos pais, estamos fazendo política. É impossível viver em sociedade se não houver participação política”, disse a coordenadora dos monitores do projeto e professora do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, Christiane Jalles.  Zé Márcio fez coro à Christiane e conclamou os estudantes a participarem. “O futuro de vocês, dos seus amigos e família dependem de ações políticas.”

O vereador Adriano Miranda (PHS), presente na cerimônia, lembrou de um projeto parecido que participou e que influenciou sua vida. “Na faixa dos 13 anos, eu era o representante da minha escola em um projeto de discussão da cidade e tenho certeza que essa experiência foi significativa no meu ingresso na vida política anos mais tarde”, declarou.

Falando sobre sua experiência com o projeto no ano passado, o aluno do Centro de Educação Integrado (CEI), Reiler Delgado de Oliveira, disse que ficou impressionado com a complexidade de Juiz de Fora. “Isso me proporcionou muitos momentos de reflexão o que é muito importante porque estamos começando a formar nossos conceitos”, afirmou.

O vice-diretor da Escola Municipal Belmira Duarte Dias, David Irsigler, que já conhecia o projeto, disse que “a metodologia utilizada é bastante assertiva na formação da educação para cidadania dos nossos jovens e cria uma melhor oportunidade para que os estudantes compreendam as instituições políticas do nosso país.”

O coordenador da Câmara Mirim, Sérgio Dutra, destacou que o projeto  proporciona aos estudantes a oportunidade de participar politicamente da vida do município e de conhecer outras realidades. “Além de participar das discussões, os estudantes vão interagir com colegas de outras regiões da cidade, já que nesta edição temos escolas da Zona Norte, do Centro, da Cidade Alta”, disse.


Tema será escolhido pelos alunos

O tema deste ano vai ser escolhido no dia 5 de maio.  Os professores e o coordenador do projeto, Sérgio Dutra, definiram três temas a serem deliberados nesta data: Oficinas sobre Moradores de Rua; Saúde Pública e Meio Ambiente e Sustentabilidade. Após a realização de um debate, os 120 alunos participantes escolherão a temática desta edição.


Informações: 3313-4734 /4941 – Assessoria de Imprensa


 

Visualizada pela 185ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons