Buscar
 

Arquivo de Notícias

27/04/2018

Comissão divulga programação da Semana Municipal do Idoso 2018

A Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara - formada pelos vereadores Ana do Padre Frederico - presidente (MDB), João Coteca (PR), Vagner de Oliveira (PSC) e Kennedy Ribeiro (MDB) - preparou uma programação especial para celebrar a Semana Municipal do Idoso que será realizada entre os dias 7 e 11 de maio 
 
Na segunda-feira, 7, acontece a Blitz com Idosos/Settra/Comset na Rua da Bahia, no Bairro Poço Rico, a partir das 9h. Já às 15h, haverá Culto Inter-Religioso no plenário da Câmara. A cerimônia vai ser realizada pelo Padre Camilo, Pastor Vicente da igreja Metodista e Ministro Júlio da Igreja Anglicana. 
 
Na terça-feira, dia 08 de maio, o Pró-Idoso vai promover a oficina “O ambiente do idoso”. A oficina será conduzida pelo professor Emmanuel Pedroso da UFJF e serão ofertadas 60 vagas destinadas aos idosos que são atendidos pelo Pró-idoso e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Às 14h, também no Pró-Idoso, haverá o Show de prêmios solidário. Quem quiser participar, deve levar 1kg de alimento não perecível que será doado para a casa de repouso Madre Maria de São Miguel e Lar de Idoso Luiza de Marillac. 
 
No dia 09 de maio, haverá atividades físicas e de socialização na Praça Antônio Carlos, de 8h às 9h. A Casa dos Conselhos vai promover, às 10h, a palestra “Envelhecimento e Seus Olhares”, ministrada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Lidiane Charbel Souza Peres. Já o plenário da Câmara recebe a roda de conversa “O idoso e a cidade”, com participação de 19 idosos, a partir das 14h30.
 
Na quinta-feira, 10, o Instituto Metodista Granbery realiza a Manhã de Lazer, de 8h às 11h. O plenário da Câmara recebe, às 14h30, o Grupo Juiz de Fora em Serenata; e às 15h haverá a palestra “A perda de memória da pessoa idosa”, ministrada pelo geriatra Dr. Antônio Godinho. 
 
As comemorações terminam na sexta-feira, 11, com o Baile do Idoso no Círculo Militar, a partir das 14h. A entrada é gratuita. 
 
Toda a programação conta com o apoio de diversas entidades que compõem a comissão: Settra/Comset, OAB, Caavanguarda, Amac/Centro de Convivência do Idoso, conselhos de Assistência Social e dos Direitos da Pessoa Idosa, FamIdade/Colégio Granbery, UFJF, Associação dos Aposentados, Departamento de Saúde do Idoso, Prefeitura de Juiz de Fora, Coordenadoria da Política dos Direitos da Pessoa Idosa entre outras. 
 
Para o gerontólogo  e gerente do Departamento de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde, José Anísio da Silva, a importância da Semana é sensibilizar a população idosa e fortalecer sua capacidade de participação na sociedade. “Em um momento em que o Brasil sofre de referências e valores, temos que acreditar e contribuir para que os idosos exerçam seu papel na sociedade”.
 
Já a representante da OAB na comissão, Anna Ede, a semana é de suma importância porque conscientiza o idoso de seus direitos, deveres e dos cuidados que ele deve tomar. “A família do idoso também fica mais atenta às necessidades do idoso. Além dessa conscientização, a semana traz grande alegria porque tem baile, show de prêmios e palestra. Isso tudo ajuda a manter o idoso contente”.
 
Já a coordenadora do Pró-idoso da Amac, Rosângela Bonoto, afirma que a semana representa não só ganhos, mas de como esse idoso está sendo tratado no nosso município. “A nossa rede de atendimento ainda é deficitária e requer mais cuidado e atenção. Além disso, essa rede ainda não consegue atingir a grande maioria dos idosos.
 
 
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 335ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons