Buscar
 

Arquivo de Notícias

03/05/2018

JFTV Câmara celebra seu primeiro ano de transmissões em canal aberto

A JFTV Câmara completa um ano de transmissões neste sábado, 5 de maio. Neste primeiro ano, a TV produziu 618 matérias - entre VTs, stand ups e chamadas; mais de 365 horas de transmissões ao vivo - entre audiências públicas, reuniões ordinárias e eventos no plenário da Câmara -  e no YouTube são mais de 106 mil minutos de exibição com mais de 46 mil visualizações. 
 
De acordo com a subcoordenadora da TV, Renata Brum, o maior desafio foi a implementação da equipe para conseguir colocar a TV no ar. “Até o lançamento em canal aberto, eram produzidas matérias frias (que não requer publicação imediata). Hoje, a produção está voltada não só para o institucional, mas também para assuntos relevantes, proposições que estejam sendo discutidas pelo plenário, temas que trazem discussões importantes para a população, além do interesse em ouvir a comunidade”, afirma Brum. 
 
Atualmente, a JFTV conta com produção, duas equipes de reportagem e de edição, três cinegrafistas, equipe técnica de transmissão e vivo. Além do canal aberto, há a divulgação de todo material jornalístico nas mídias sociais e no canal do YouTube do Legislativo. 
 
A grade da TV ainda retransmite documentários feitos por artistas da cidade, cedidos pela Funalfa; programas da Assembleia de Minas Gerais, Câmara dos Deputados e TVs afiliadas à rede legislativa. 
 
A perspectiva é de que a grade comece a ser majoritariamente produzida pela tv legislativa municipal até o final deste ano. Conforme o superintendente de Comunicação Legislativa da Câmara Municipal, Ricardo Miranda, até o final deste primeiro semestre deve sair a licitação que possibilita a construção do estúdio que vai propiciar a produção de programas realizados pelo Legislativo e também por entidades sem fins lucrativos. A programação vai garantir a acessibilidade, por meio de audiodescrição de conteúdos jornalísticos e de libras na transmissão de sessões plenárias. Além disso, a Casa prevê uma parceria com a UFJF para que o telespectador, dentro de sua casa, possa interagir com os vereadores, através do controle remoto ou smartphone, assegurando assim, maior interação entre população e poder público. 
 
 
História da JFTV Câmara
 
O JFTV Câmara foi idealizada primeiramente pelo então presidente da Câmara, Paulo Rogério dos Santos, em 1997. Em 2002, o Deputado Estadual Isauro Calais, vereador da Casa naquela época, criou a resolução que instituiu definitivamente a TV. Entretanto, somente em 2014, na gestão do ex-vereador e presidente da Câmara, Julio Gasparette, as transmissões das reuniões ordinárias e audiências públicas começaram a ser feitas via internet e canal a cabo. 
 
Já em 2015, o atual presidente da Câmara, vereador Rodrigo Mattos (PHS), conseguiu a homologação da concessão de transmissão e a compra do transmissor e de equipamentos para a efetivação do meio. Em fevereiro de 2017, a JFTV começou a operar em caráter experimental, e, em maio, começou a informar a população sobre o Legislativo de forma aberta e digital.
 
“Aumentamos a transparência do nosso parlamento com o lançamento da JFTV Câmara em canal aberto. Não criamos a tv dos vereadores. Não foi este o propósito. A JFTV é uma tv pública de Juiz de Fora. Pretendemos democratizar o uso da tv para que entidades, associações de moradores, conselhos e outros órgãos - que até então não possuíam um canal de divulgação - possam apresentar seus projetos para a população, confirmando que a Câmara é democrática até na forma de se comunicar”, afirma o vereador Rodrigo Mattos. 
 
 
 Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 258ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons