15/05/2018

Câmara promove panfletagem para conscientizar população sobre doença celíaca

A Escola do Legislativo Willian Coury Jabour da Câmara realiza, na próxima sexta-feira, 18, panfletagem no Parque Halfeld para conscientizar a população sobre a doença celíaca. A ação acontece das 9h às 12h, durante a feira orgânica “É daqui”, que, entre outras coisas, comercializa produtos sem glúten, lactose e açúcar. Em Juiz de Fora, ações como essa costumam ocorrer no mês maio por causa de uma lei de autoria do vereador José Fiorilo (PTC), aprovada em 2014, que instituiu o dia 5 deste mês como o Dia Municipal do Celíaco.

Quando o glúten, uma proteína presente em cereais como trigo, aveia, centeio e cevada, entra em contato com o intestino delgado da pessoa com doença celíaca, ele desencadeia um processo inflamatório e altera a mucosa intestinal, o que prejudica a absorção de nutrientes. Os sintomas da doença vão desde diarreia crônica, emagrecimento e desnutrição a irritabilidade, baixa estatura e regressão do desenvolvimento neuropsicomotor. A doença celíaca é diagnosticada através de exame de sangue e biópsia do intestino delgado e o único tratamento é uma dieta totalmente livre de glúten durante toda a vida.