16/05/2018

Tribuna Livre vai abordar doenças inflamatórias intestinais

A Tribuna Livre “vereador Natanael Elói do Amaral” desta quinta-feira, 17, vai ser ocupada por representantes da Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMDII) e também pela Associação de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais da Zona da Mata (ADIIZOM). Na ocasião, serão abordadas as doenças inflamatórias intestinais, crohn e retocolite.

No Brasil, cerca de 150 mil pessoas são diagnosticadas anualmente com alguma doença inflamatória intestinal. A síndrome do crohn afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado e intestino grosso, mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. O crohn inicia-se mais frequentemente na segunda e terceira décadas de vida, mas pode afetar qualquer faixa etária. Habitualmente causa diarreia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso.

A retocolite, é semelhante ao crohn, pois também afeta o intestino e possui os mesmos sintomas. Entretanto, esta doença atinge somente o intestino grosso e o reto. Ambas  são crônicas e provavelmente provocadas por desregulação do sistema imunológico;  fatores ligados a genética também podem influenciar em seu aparecimento.