06/06/2018

Dia de Prevenção de Acidentes com Queimaduras é marcado por simulação do Corpo de Bombeiros

Nesta quarta-feira, 06 de junho, é celebrado o Dia Municipal de Conscientização de Acidentes com Queimaduras com Crianças e Adolescentes, data criada em 2014 por meio de Lei do parlamentar Fiorilo (PTC). E para celebrar esta data, o Corpo de Bombeiros realizou nesta manhã, em frente à Câmara Municipal, uma simulação de quais atitudes devem ser tomadas em caso de acidentes domésticos.

Na simulação, em apenas alguns minutos, uma panela cheia de óleo deixada no fogão começou a pegar fogo. Logo em seguida, foi apresentada a maneira correta de como evitar que o fogo se alastrasse pelo local: em primeiro momento, desligue o fogo e coloque um pano úmido por cima da panela para impedir que o oxigênio tenha contato com a chama, consequentemente, o fogo apagará.

Um erro muito comum cometido pelas pessoas nesta situação também foi retratado: o de jogar água para tentar abafar o fogo. Este método jamais pode ser utilizado, pois água e óleo não se misturam e acabam criando um desastre, aumentando as chamas.

O supervisor de atividades da Escola Do Legislativo da Câmara Municipal, Sérgio Loures, esteve presente na ação e falou sobre esta iniciativa. " Esta ação em parceria com o Corpo de Bombeiros tem como objetivo dar visibilidade a esta lei importante do vereador Fiorilo, que ressalta as questões relativas aos acidentes domésticos com fogo que são recorrentes no nosso dia a dia, principalmente com crianças e adolescentes".

A orientação do Tenente Eduardo Procópio, em caso de queimaduras, é a da importância de que seja feita uma lavagem com água em temperatura ambiente e seja colocado um pano limpo por cima da ferida e, em sequência, levar o acidentado para um pronto socorro mais próximo. A utilização de cobertores em ferimentos não é correto, de acordo com o tenente. O cobertor só é utilizado quando o corpo está em chamas. E se caso for utilizado nas feridas, pode causar infecções.

Informações: 3313-4734 / 4941 -  Assessoria de Imprensa