07/06/2018

Ocupação da Tribuna Livre tem datas definidas para o mês de junho

Estão definidas as datas para a utilização da Tribuna Livre “Vereador Natanael Elói do Amaral” neste mês de junho, realizada antes das reuniões ordinárias, no horário das 17h30.

A primeira acontece dia 19 de junho, solicitada pelo Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro) para tratar sobre a tabela de cargos e salários do magistério Municipal. A tribuna terá como orador neste dia Roberto Jorge Abou Kalam, membro do sindicato.

Dois dias depois, no dia 21, quinta-feira, a entidade que irá ocupar a tribuna será a Quarta Região da Polícia Militar para tratar dos trabalhos institucionais da Polícia Militar que serão apresentados pelo Tenente Bruno Gustavo Lisboa da Silva.

Na última semana do mês de junho, a Tribuna Livre será ocupada mais duas vezes, ambas atendendo anseios da Guarda Municipal de Juiz de Fora. Na terça, 26, o assunto a ser tratado será uma explanação sobre a instituição Guarda Municipal, a ser realizada pela Comandante Emilce de Castro Silva. No dia 28, quinta, a Associação dos Guardas Municipais de Juiz de Fora irá abordar a atual situação dos guardas municipais da cidade. O responsável para tratar deste assunto na tribuna será o senhor Cristian Nunes de Moraes.

O que é a Tribuna Livre ?

Criada em julho de 1989, a Tribuna Livre vereador Natanael Elói do Amaral, nome em homenagem ao ex-vereador criador desse expediente, é um dos instrumentos encontrados pela Câmara Municipal de Juiz de Fora para estreitar a relação entre os vereadores e a população da cidade.

Realizadas às terças e quintas, nos períodos de reuniões ordinárias, a Tribuna Livre está aberta a participação de representantes credenciados de partidos políticos, de entidades ou movimentos devidamente registrados. Os temas a serem apresentados devem ser ligados direta ou indiretamente ao Município e possuir relevância pública.

A utilização desse espaço está condicionada a inscrição prévia do interessado  no decorrer da semana anterior da data desejada, junto à divisão de expediente do legislativo, localizado à Rua Marechal Deodoro - 722, no 2º andar, sendo imprescindível a menção do tema a ser debatido.

O tempo para uso da palavra é de 20 minutos improrrogáveis, podendo ser até dois oradores inscritos. Após a explanação, um vereador de cada partido pode usar a palavra por até cinco minutos. Cabe a presidência repassar a cada vereador o tema a ser debatido e relação de oradores, com antecedência de 24h.