07/06/2018

Dia dos Namorados: Sedecon faz alerta aos consumidores na hora das compras

O Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara de Juiz de Fora recomenda atenção aos consumidores antes de realizarem algum tipo de compra; seja para produtos ou serviços, em lojas físicas ou virtuais; para o Dia dos Namorados, comemorado na próxima terça-feira, dia 12.

Tanto para produto ou serviço, o Sedecon destaca que é fundamental fazer uma pesquisa de preço previamente. Outro fator importante é evitar utilizar o cartão de crédito, sobretudo, com parcelas que tenham juros, já que isso aumenta consideravelmente o valor final a ser pago.

Para as compras realizadas pela internet, o coordenador do órgão, Nilson Ferreira Neto, salienta que é preciso conferir sobre a idoneidade da empresa. O Sedecon possui um banco de dados para que os cidadãos possam averiguar a situação das mesmas a fim de se precaver .

O consumidor deve ficar atento também quanto à entrega de mercadorias. Se feitas em lojas físicas ou virtuais, e não forem entregues dentro do prazo determinado, o cliente pode desistir da compra. Caso o produto apresente qualquer tipo de problema, em caso de lojas físicas, o responsável tem 30 dias para solucioná-lo ou ressarcir o comprador. Quando feitas pela internet, o consumidor pode desistir do objeto adquirido em até sete dias da compra realizada, e tem mais sete para as que forem entregues.

Na parte de serviços, uma vez descumprida a reserva, o cliente pode, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, exigir o cumprimento daquela oferta ou ser indenizado pelo dano causado na ocasião.

O comerciante também deve enfatizar as condições de troca no ato da compra. A informação deve ser clara e ostensiva, conforme diz o Código do Consumidor. Caso tenha algum tipo de complicação, o cliente deve procurar o Sedecon da Câmara o quanto antes para poder solucionar o impasse.