04/07/2018

Dr. Adriano reforça atenção à concessão da MRS na cidade

O vereador Adriano Miranda (PHS) usou da tribuna durante a segunda reunião ordinária do 7º período, nesta terça-feira, 03, para falar sobre a renovação da concessão da MRS Logística em Juiz de Fora.

De acordo com o parlamentar, foi divulgado, pelo Ministério dos Transportes, que a empresa vai poder dar seguimento aos seus trabalhos em diversas ferrovias e, em troca, deve construir o Ferroanel de São Paulo. O empreendimento conta com um ramal de 53 quilômetros que pretende ligar as estações de Perus, na capital Paulista, e de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, na região de Mogi das Cruzes, conforme publicado no site do Ministério.

A concessão da MRS em Juiz de Fora tem validade de 30 anos e vai vigorar até 2026. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a empresa conversam em renovar a permissão por mais três décadas. Assim, a MRS poderá atuar no município até 2056.

Dessa forma, Adriano pediu reforço aos parlamentares para fazer coro a essa pasta, para que a renovação da concessão beneficie a cidade, que hoje é a que mais sofre com os impactos da empresa, tanto de segurança quanto de mobilidade urbana.

O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Mattos e o líder do Governo, vereador Júlio Obama Jr. (ambos do PHS), ratificaram a afirmação de Adriano, e se propuseram a ir à Brasília, a fim de solicitar alguma contrapartida da renovação para Juiz de Fora.

No início deste ano, outros parlamentares já se reuniram com representantes da MRS para discutir sobre a pauta e tentar firmar a concessão sob a compensação de obras. Um requerimento solicitando uma audiência pública sobre a renovação da empresa já foi encaminhada à Mesa Diretora pelo vereador Dr. Adriano Miranda, mas ainda sem data definida.