05/07/2018

Projeto que reconhece Borboleta como ‘bairro alemão’ é aprovado

Foi aprovado em terceira discussão projeto de lei (PL) do vereador Castelar Lula da Silva (PT) que reconhece o bairro Borboleta como bairro alemão em Juiz de Fora. O texto do projeto destaca que o objetivo é “sublinhar a identificação histórico cultural do bairro” e reconhecer o esforço comunitário para a preservação de suas origens. O nome oficial do bairro não será alterado. O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito.

Na justificativa do projeto, o vereador afirma que muitos moradores do bairro mantém hábitos germânicos na gastronomia, linguagem, dança e música. Além disso, são citados a Escola de Música Maldo Gerheim, o conjunto típico Schmetterling Kapelle, a banda Alemão Cascudo, o Centro Cultural do bairro com exposições sobre temáticas alemãs e teuto-brasileiras e o curso de alemão comunitário. Diante disso, “não há como deixar de destacar que hoje a comunidade do bairro Borboleta ainda respira no seu dia a dia a cultura alemã, sendo um reduto germânico e portanto ‘o bairro alemão de Juiz de Fora’", afirma Castelar.