05/07/2018

Ana do Padre Frederico pede que Executivo encontre caminho alternativo para mulheres em situação de vulnerabilidade

A vereadora Ana do Padre Frederico (MDB) pediu ao Executivo que encontre um caminho para que as mulheres em situação de vulnerabilidade, anteriormente atendidas pela Casa de Passagem Maria Mãe, que encerrou as atividades, não fiquem desassistidas ou tenham que recorrer ao albergue municipal, solução apresentada pela Prefeitura.

“Recebi um grande número dessas mulheres em meu gabinete. Elas me disseram que no albergue municipal não há espaço para dormir de forma tranquila ou fazer a higienização. De acordo com elas, o banheiro é dividido por um pedaço de madeira: de um lado homens, do outro mulheres”, declarou a vereadora.

Segundo ela, o albergue tem capacidade para receber apenas dez das cerca de 30 mulheres que eram atendidas pela Casa de Passagem, enquanto o restante estaria dormindo na rua. A vereadora relatou ainda que as mulheres afirmaram que estão sofrendo assédio sexual dos homens que também são acolhidos pelo albergue. “A minha preocupação é a situação de humilhação e desconforto que essas mulheres estão passando”, disse.

A vereadora Delegada Sheila (PSL) afirmou que a Adra, empresa vencedora do edital do chamamento público para o setor, está pronta para prestar o serviço. Porém, por conta da burocracia envolvida no processo, está impedida de atuar. Ela fez um apelo ao líder do Governo, Júlio Obama Jr. (PHS), para verificar a situação pois é “uma questão de necessidade que essas mulheres não fiquem desassistidas”.

O vereador Vagner de Oliveira (PSC) explicou que algumas pessoas alegam que a Adra teria que estar instalada em Juiz de Fora para concorrer ao chamamento e também ser certificada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Diante disso, o vereador Marlon Siqueira (MDB) pediu ao líder do Governo que verifique a possibilidade de o CMAS convocar uma reunião extraordinária com o objetivo exclusivo de cuidar da situação das mulheres desassistidas.

Em resposta aos colegas, Júlio Obama Jr. (PHS) disse ter sido autorizado pelo prefeito a realizar uma reunião na próxima semana na Câmara Municipal com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Tammy Claret, para esclarecer a situação junto à todos os vereadores.