Buscar
 

Arquivo de Notícias

06/08/2018

Alunos do Polo Regional Zona da Mata II e Caparaó do Parlamento Jovem 2018 discutem propostas para a plenária regional

Cerca de cem alunos do Polo Regional Zona da Mata II e Caparaó - formado por Viçosa, Tombos, Visconde do Rio Branco, Ponte Nova, Piedade de Ponte Nova, Paula Cândido e Juiz de Fora - se reuniram no Colégio Jesuítas na tarde da última sexta-feira, 03, para a realização dos grupos de trabalho da etapa regional do Parlamento Jovem 2018. Neste ano o tema do projeto é Violência Contra a Mulher, com os subtemas Violência Doméstica e Familiar, Violência nos Espaços Institucionais de Poder, e Violência e Assédio Sexual.

“O objetivo desse encontro é discutir as propostas que foram aprovadas nas plenárias municipais. São 21 propostas, sete para cada subtema. Dessas propostas, os alunos irão priorizar 12, que serão votadas na plenária regional”, explica o coordenador do polo, Sérgio Dutra.

Para cada grupo de trabalho dois alunos foram eleitos para exercerem as funções de coordenador e relator. Durante as discussões, os alunos podem pedir a aglutinação, exclusão, modificação ou esclarecimento das propostas. “A gente nota a evolução dos estudantes durante o projeto. Eles começaram sem saber como debater e evoluíram. A atividade de hoje é importante para eles melhorarem as propostas e fazerem política pública”, avalia o coordenador municipal do Parlamento Jovem em Tombos, Frederico Pozenato.

A aluna de Juiz de Fora, Luciana de Souza, considera que as discussões são importantes para esclarecer as mulheres sobre o tema. “É impossível uma mulher falar que nunca sofreu assédio, por exemplo. Ela já sofreu sim, mas não sabe disso”, explica. Já para Cristovão Borba, da cidade de Viçosa, “a democracia está em um momento em que precisamos discutir o máximo possível para fortalecer o ambiente democrático.”


Plenária regional

As propostas priorizadas nos grupos de trabalhos serão votadas na plenária regional na próxima sexta-feira, 10. Os estudantes poderão escolher quatro propostas por subtema. As propostas vencedoras serão levadas pelo Polo Regional Zona da Mata II e Caparaó para a etapa estadual do Parlamento Jovem.

Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa
 

Visualizada pela 150ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons