07/08/2018

PL que reconhece o Borboleta como ‘bairro alemão’ é sancionado pelo Executivo

O projeto de lei (PL) de autoria do vereador Castelar Lula da Silva (PT) que reconhece o Borboleta como bairro alemão em Juiz de Fora  foi sancionado nesta segunda-feira, 06, pelo prefeito Antônio Almas (PSDB). O PL destaca o objetivo de “sublinhar a identificação histórico cultural do bairro” e reconhecer o esforço comunitário para a preservação de suas origens, sem qualquer alteração na sua denominação oficial.

O vereador, em sua justificativa, afirma que muitos moradores do bairro mantém hábitos germânicos na gastronomia, linguagem, dança e música. Além disso, são citados a Escola de Música Maldo Gerheim, o conjunto típico Schmetterling Kapelle, a banda Alemã Cascudo, o Centro Cultural do bairro, com exposições sobre temáticas alemãs e teuto-brasileiras, e o curso de alemão comunitário. Diante disso, Castelar reitera em seu projeto que  “não há como deixar de destacar que hoje a comunidade do bairro Borboleta ainda respira no seu dia a dia a cultura alemã, sendo um reduto germânico e portanto ‘o bairro alemão de Juiz de Fora’".