06/11/2018

Sessão de abertura da Semana de Comunicação Márcio Guerra é marcada por trajetória do homenageado

Teve início na noite desta segunda-feira, 5, a Semana Municipal de Comunicação Social Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra. Na edição deste ano, serão discutidos temas como a regulação da mídia, fake news e comunicação. A lei que cria a Semana é de autoria do vereador Wanderson Castelar (PT).

Na sessão solene de abertura, o homenageado do evento, Prof. Dr. Márcio Guerra, narrou sua trajetória de vida e agradeceu aos amigos, alunos, professores e familiares que fizeram parte dela. Visivelmente emocionado, ele revelou que, quando criança, quis ser motorista de trator, médico, biólogo, professor de educação física e advogado. “O jornalismo surgiu apenas no ginásio, quando estudava no Colégio de Aplicação João XXIII. Uma colega me disse que eu tinha cara de jornalista e perguntou se eu queria fazer o jornalzinho da sala. Consultei um guia de profissões e vi que havia jornalismo esportivo. Me interessei”, conta. Segundo ele, o fato de não apenas jogar futebol de botão quando criança, mas também narrar os jogos para si mesmo, o ajudou na carreira.

Márcio, que atualmente é professor da Faculdade de Comunicação da UFJF e Diretor de Imagem Institucional da mesma instituição, trabalhou em veículos como o Diário da Tarde, a rádio PRB-3, o Jornal dos Sports, a Tribuna de Minas e a TV Globo.

“O jornalismo sai deste processo eleitoral profundamente questionado. Daí a importância dessa Semana para podermos discutir o exercício profissional. Lutar contra a opressão é nosso dever e obrigação. Devemos lutar por uma sociedade mais inclusiva, que não aceite o racismo e a lgbtfobia e também por um jornalismo que cumpra seus preceitos fundamentais, aquilo que nós todos juramos quando colamos grau. Direitos humanos acima de tudo, democracia acima de todos”, encerrou.

Para o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Mattos (PHS) a trajetória de vida do homenageado mostra que os vereadores acertaram em aprovar a lei que cria a Semana. “Apesar de termos diferentes origens políticas, não posso negar o que Márcio fez pelo jornalismo de Juiz de Fora. Tenho certeza de que com essa Semana Municipal de Comunicação Social vamos poder informar a população através da nossa TV e dos meios de comunicação”, disse.

Vice-reitora da UFJF afirma que homenagem é reconhecimento da instituição

Em seu discurso, a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, disse que a Universidade se sente duplamente homenageada pelo evento. “Quando a Semana Municipal de Comunicação Social recebe o nome do Prof. Márcio Guerra, isso significa o reconhecimento da nossa instituição como uma Universidade que não abre e não abrirá mão do seu papel de luta por um ensino superior mais justo. A homenagem é simbólica porque temos enfrentado, nas últimas semanas, ataques, não tão velados, muito pelo contrário, para silenciar a Universidade. Não existe nenhum ataque, nenhuma gesto de silenciamento ao qual não possamos resistir com uma boa proposta de comunicação”, concluiu.

Confira a programação da Semana:

07 de novembro: às 15h, no plenário da Câmara acontece o Painel: “Regulação da Mídia: censura ou necessidade?”, com o Ex-Min. Ricardo Berzoini e com a jornalista Marise Baesso;

Já às 19h, no campus Estrela Sul do Centro de Ensino Superior (localizado na rua Luz Interior, 345, bairro Estrela Sul), será realizada a mesa “Internet: terra sem lei?”, mediada pelo prof. Dr. Márcio Guerra e com a participação do Ex-Min. Ricardo Berzoini, prof.Lúcia Schmidt e o prof. Tarcízio Dalpra Junior;

08 de novembro: No plenário da Casa, às 17h, Painel: “Os desafios que as fake news impõem ao jornalismo e à política”, ministrado pela Profª Gilze Bara e Ricardo Assis;

Já às 19h, também no plenário, acontece o painel “Comunicação e Inclusão”, ministrado por Aline Avellar e Gabriel Martins;

09 de novembro: Palestra: “Comunicação Pública e Cidadania”, com Luiz Felipe Falcão, Ricardo Miranda e Maressa de Souza, às 15h, no plenário da Câmara.