04/01/2019

Vereador Zé Márcio cobra revisão do decreto de Saneamento Básico

O vereador Zé Márcio Garotinho (PV) usou a tribuna nesta quarta-feira, 02, para alertar  sobre  a gravidade das chuvas e as causas dos alagamentos em alguns pontos do município. Garotinho sinalizou a importância de investimentos em saneamento. "Há décadas não ocorrem investimentos em drenagem urbana e redes de águas pluviais, com isso as galerias e redes existentes já não comportam o volume de águas que o adensamento da cidade e impermeabilização do solo crescente direcionam a estas redes", disse.

O parlamentar destaca que diversos fatores levaram para a atual situação de caos neste período de chuvas, entre eles o alto índice pluviométrico, a incapacidade das redes e galerias em receber este volume de água, o carreamento de terra e entulho para o fundo dos córregos, galerias e redes, descarte de lixo e resíduos em beiradas de córregos e entupimentos de bocas de lobo. A fiscalização é importante para o retorno de investimentos em drenagem urbana, além da educação da população em descartar seus resíduos.

Zé Márcio lembrou ainda que, em fevereiro de 2014 por meio do decreto 11878/14, foi sancionado o Plano de Saneamento Básico do Município, e em seu diagnóstico o decreto prevê a revisão a cada quatro anos, o que não ocorreu em fevereiro de 2018. Garotinho esclarece que esta revisão e atualização de diagnóstico e o próprio plano são fundamentais para que o município volte a buscar recursos a nível federal e estadual para investimento em drenagem urbana. "São recursos elevados, pois o próprio diagnóstico do Plano previa um valor aproximado de 600 milhões de reais em 2014, e o município fica dependente dos recursos oriundos dos governos federal e estadual", concluiu.

Os vereadores Antônio Aguiar (MDB), Júlio Obama Jr. (PHS), Rodrigo Mattos (PHS), e Wanderson Castelar (PT), também contribuíram com a discussão.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa