Buscar
 

Arquivo de Notícias

04/01/2019

Vereador Marlon Siqueira cobra conclusão de obras de prevenção a danos ambientais na AMG-3085 e Represa Dr. João Penido

O meio ambiente e o abastecimento da cidade em risco. Nesta sexta-feira, 4, o vereador Marlon Siqueira (MDB) entrou com uma representação para o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER/MG) cobrando a retomada das obras de prevenção a danos ambientais, como o vazamento de óleo, previstas no licenciamento para implantação da AMG-3085, que interliga as rodovias BR-040, MG-353, e o Aeroporto Regional Itamar Franco, passando pelo manancial da João Penido.

“Levando em conta a proximidade da via com a represa, existe o risco grave e iminente de um acidente com um caminhão tanque que pode derramar o conteúdo perigoso, prejudicando o lençol freático, a flora e a fauna locais, e até o abastecimento da cidade. Estamos dando voz ao pedido de moradores da região que nos acionaram, mas é uma preocupação que deve ser de todos os juiz-foranos”, destaca Marlon, salientando que a Doutor João Penido abastece cerca de 300 mil habitantes.

Segundo informações de fontes que preferiram não se identificar, a obra está parada desde a primeira semana de outubro, com apenas 2 km de canaletas (dos cerca de 9 km previstos) já construídas, e sem a instalação das caixas de armazenamento e separação do óleo e água, necessárias para mitigar o dano ambiental em caso de acidentes com o caminhão tanque. “A intenção da representação é mostrar que essa obra é de extrema importância para a cidade, é urgente, precisa ser construída antes que aconteça um acidente”, resume o parlamentar.


Medidas paliativas não estão funcionando

Para amenizar o risco de acidentes, durante o período em que as chamadas “obras de condicionantes ambientais” estão sendo realizadas, o Departamento optou por proibir o trânsito de cargas perigosa como medida preventiva que, segundo moradores, não está sendo cumprida pelos motoristas.

No documento, Marlon pondera que mesmo com “a proibição de tráfego de veículos de transporte de cargas/produtos perigosos nesta rodovia, há a informação de que está havendo descumprimento por parte de seus condutores, inclusive trafegando em velocidade acima do permitido”.

Durante a reunião, o vereador declarou que vai solicitar também a Polícia Militar a fiscalização do tráfego de veículos pesados no local. A representação foi aprovada pela Câmara e será enviada ao DEER.

Fonte: Assessoria do vereador


Informações 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa


 

Visualizada pela 230ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons