Buscar

SEDECON

13/11/2017

Sedecon encaminha reclamações da Via Varejo e de seguradoras para o Ministério Público

O Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara de Juiz de Fora enviou mais um ofício ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Curadoria de Defesa do Consumidor. Desta vez, o documento contém  reclamações dos consumidores relativas às infrações administrativas realizadas pelas empresas Via Varejo, que administra os grupos Casas Bahia e Ponto Frio, e as seguradoras Zurich e Mapfre Seguros. Algumas das reclamações apontam que a empresas infringiram a Lei nº 8.137/90 que regula as relações de consumo.

Entre outros pontos, a lei proíbe a prática reiterada de cobrança de juros e encargos ilegais. Alguns consumidores reclamam que as empresas de varejo condicionam a venda à aquisição de seguros relativos a garantias estendidas e proteção financeira, os quais são embutidos aos produtos, com propostas de preços reduzidos. Contudo, a cobrança se dá com juros muito elevados. Esta prática abusiva é conhecida como "Embutec", e em muitos casos é realizada sem a autorização do consumidor, em sua maioria os consumidores não são informados sobre o fenômeno. 

Vale ressaltar que neste caso, as práticas abusivas realizadas por estas empresas de varejo possuem total conivência das seguradoras acima citadas.

O condicionamento da venda do produto ao serviço prestado pelas seguradoras possui um perfil específico de consumidor. Em sua maioria, as reclamações que chegam ao Sedecon e também ao Procon, são de pessoas vulneráveis, isto é, predomina características de fraqueza ou desinformação do indivíduo, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social.


Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa
 


Apresentação

Outras notícias:
13/11/2017 Sedecon encaminha reclamações da Via Varejo e de seguradoras para o Ministério Público
10/11/2017 Sedecon envia reclamações contra empresa de crédito ao Ministério Público
09/11/2017 Câmara promove ‘Sedecon Feirão limpa nome’ para pessoas negativadas
01/11/2017 Telefonia continua com o maior índice de reclamações no Sedecon
15/09/2017 Sedecon realiza palestras na Semana de Educação Financeira
01/08/2017 Dia dos Pais: Sedecon da Câmara dá dicas para as compras
28/07/2017 Telefonia é o maior índice de reclamações no Sedecon
14/07/2017 Sedecon alerta: Venda casada é crime e você deve denunciar
05/07/2017 Escola do Legislativo e Sedecon irão realizar curso sobre Educação Financeira
06/06/2017 Sedecon dá dicas para o Dia dos Namorados
02/06/2017 Cobrança indevida é maior reclamação no Sedecon
09/05/2017 Sedecon realiza ações para pessoas superendividadas
05/05/2017 Sedecon recebe denúncia de propaganda enganosa sobre aparelho que promete reduzir conta de água
28/03/2017 Sedecon recebe reclamações sobre contas da Cesama
21/03/2017 Sedecon normaliza atendimento
13/03/2017 Semana do Consumidor: Sedecon faz atendimento especial no Parque Halfeld
13/03/2017 Sedecon fará atendimento itinerante
14/02/2017 Sedecon alerta sobre cuidados necessários na compra de carros usados
07/02/2017 Sedecon registra 405 atendimentos no mês de janeiro
09/01/2017 Pesquisa Sedecon: Variação no valor do material escolar pode ultrapassar 184%
04/01/2017 Sedecon orienta sobre aluguel de imóveis para temporadas
22/11/2016 Câmara cria #sedeconnablackfriday para proteger consumidor
07/03/2016 Sedecon cobra ressarcimento por serviço não prestado pela Oi em Linhares
30/12/2015 Sedecon encerra 2015 com mais de 10 mil atendimentos
24/11/2015 Sedecon da Câmara dá dicas para o Black Friday
07/10/2015 GREVE DOS BANCOS NÃO TIRA A RESPONSABILIDADE DO CONSUMIDOR DE PAGAR CONTAS
07/07/2015 Sedecon se reúne com representantes de concessionárias que fecharam em JF

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons