Buscar

SEDECON

09/05/2017

Sedecon realiza ações para pessoas superendividadas

O Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara está participando, entre os dias 10 e 12 de maio, da Semana Nacional de Educação Financeira com diversas ações educacionais. Um panfleto com dicas para não cair no endividamento será distribuído a partir desta quarta-feira, dia 10, até sexta-feira, dia 12. O material contém os dez mandamentos para orientar a população a não se tornar uma pessoa endividada. O panfleto será distribuído no entorno da Câmara e na Rua Halfeld.

Além da distribuição do material educativo, o intuito do Sedecon, segundo o coordenador do órgão, Nilson Ferreira Neto, é disponibilizar o atendimento do Serviço de Defesa do Consumidor as pessoas que estão superendividadas a negociarem com as instituições financeiras.

“Notamos um crescimento de pessoas endividadas na cidade. E um de nossos objetivos é disponibilizar o Sedecon como intermediador  para que esses indivíduos consigam estabilizar suas dívidas”.

De acordo com Nilson, o endividamento começa na utilização do limite do cartão de crédito, empréstimos, cheques e, para aposentados e pensionistas, consumindo total do consignado. “É um perigo achar que a pessoa dá conta de tudo e acaba se sufocando com as dívidas".

 
Abaixo, segue as informações da cartilha.

Os 10 Mandamentos para não se tornar um Superendividado

1 – Não gaste mais do que você ganha
2 – Tenha cuidado com o crédito fácil
3 – Não assuma dívida sem antes refletir e conversar com sua família
4 – Leia o contrato e os prospectos
5 – Exija a informação sobre a taxa de juros mensal e anual
6 – Exija o prévio cálculo do valor do total da dívida e avalie se é compatível com sua renda
7 – Compare as taxas de juros dos concorrentes
8 – Não assuma dívidas em benefício de terceiro
9 – Não assuma dívidas e não forneça seus dados por telefone ou pela internet
10 – Reserve parte de sua renda para as despesas de sobrevivência

 
Teste

Estou Superendividado?


.Minhas dívidas equivalem a mais de 50% do que ganho
.Preciso trabalhar mais para pagar minhas dívidas no final do mês
.Meu salário termina antes do final do mês
.Minhas dívidas estão sendo causa de desavença familiar
.Não consigo pagar em dia contas de luz, água, alimentação, aluguel e/ou condomínio
.Tenho sofrido de depressão em razão das dívidas
.Meu nome está registrado em cadastros tais como SPC, SERASA, CCF
.Tenho atrasado o pagamento das minhas obrigações
.Já pedi dinheiro emprestado a familiar ou um amigo para pagar minhas obrigações
.Minha família não tem conhecimento de minhas dificuldades.

 
Informações: 3313- 4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa

 


Apresentação

Outras notícias:
09/05/2017 Sedecon realiza ações para pessoas superendividadas
05/05/2017 Sedecon recebe denúncia de propaganda enganosa sobre aparelho que promete reduzir conta de água
28/03/2017 Sedecon recebe reclamações sobre contas da Cesama
21/03/2017 Sedecon normaliza atendimento
13/03/2017 Semana do Consumidor: Sedecon faz atendimento especial no Parque Halfeld
13/03/2017 Sedecon fará atendimento itinerante
14/02/2017 Sedecon alerta sobre cuidados necessários na compra de carros usados
07/02/2017 Sedecon registra 405 atendimentos no mês de janeiro
09/01/2017 Pesquisa Sedecon: Variação no valor do material escolar pode ultrapassar 184%
04/01/2017 Sedecon orienta sobre aluguel de imóveis para temporadas
22/11/2016 Câmara cria #sedeconnablackfriday para proteger consumidor
07/03/2016 Sedecon cobra ressarcimento por serviço não prestado pela Oi em Linhares
30/12/2015 Sedecon encerra 2015 com mais de 10 mil atendimentos
24/11/2015 Sedecon da Câmara dá dicas para o Black Friday
07/10/2015 GREVE DOS BANCOS NÃO TIRA A RESPONSABILIDADE DO CONSUMIDOR DE PAGAR CONTAS
07/07/2015 Sedecon se reúne com representantes de concessionárias que fecharam em JF
16/12/2014 Sedecon divulga dicas e recebe consumidores com problemas nas compras de Natal
16/09/2014 Sedecon socorre endividados
05/08/2014 SEDECON amplia atendimento em mais de 100%
13/05/2014 Sedecon participa do XII Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor
01/04/2014 Sedecon recebe sistema bancário para regulamentar a emissão de boletos bancários
14/03/2014 Sedecon participa da Mesa de Debates em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor
27/02/2014 Sedecon chega a 2 mil atendimentos em 2014
20/02/2014 Número de reclamações do Sedecon já equivale a 31% do registrado em 2013
03/02/2014 Sedecon bate novo recorde. Foram 1072 atendimentos em janeiro
14/01/2014 Sedecon anuncia balanço de 2013 durante Mesa de Debates
02/01/2014 SEDECON amplia atendimentos em 107%

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons