Buscar

SEDECON

01/11/2017

Telefonia continua com o maior índice de reclamações no Sedecon

Em relatório apresentado pelo Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara de Juiz de Fora no fim deste mês de outubro, o setor de telefonia continua com o maior índice de reclamações do ano. Dentre os problemas mais comuns estão a cobrança indevida e o descumprimento da oferta.

No mês de julho, já havia sido relatado que mais de 30% das reclamações no Sedecon eram referentes ao setor de telefonia. Neste relatório anual atualizado, as empresas de telefonia continuam como as "campeãs" de reclamações. Oi/Telemar, Claro, Vivo e Tim lideram a lista.

Uma prática recorrente destas empresas é a fidelização do cliente, que não pode acontecer sem o consentimento deste. Entretanto, as operadoras têm utilizado de expedientes como descontos ou fornecimento de aparelhos para fidelizar o consumidor. Neste caso, antes de aderir à oferta, o consumidor deve buscar informação clara e adequada sobre as condições do negócio, inclusive se constará do contrato, cláusula discriminando o benefício dado ao consumidor e o prazo de fidelização, que não pode ultrapassar 12 meses.
 
Caso o consumidor opte por se fidelizar, e durante o período da fidelização queira desistir, a prestadora pode cobrar dele multa proporcional ao tempo restante para o fim do contrato e ao benefício recebido. Porém, a multa não será devida se a desistência for solicitada em razão de descumprimento de obrigação contratual ou legal do prestador, por exemplo, no caso de má qualidade do serviço.

As empresas do ramo financeiro aparecem logo em seguida na lista de reclamações, em primeiro lugar vem o banco Bradesco; em segundo o Banco Itaú; em terceiro a Caixa Federal; em quarto o Banco Santander e em quinto o Banco do Brasil. As reclamações mais freqüentes referentes aos bancos são relativas à cobranças indevidas e aos problemas com cartões de crédito.

O coordenador do Sedecon, Nilson Ferreira Neto, aconselha ao consumidor procurar o máximo de informação possível na hora de contratar algum serviço oferecido. De acordo com o especialista, a atenção é fundamental antes de fechar qualquer negócio.


Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa
 

 


Apresentação

Outras notícias:
30/10/2018 Sedecon: aposentados e pensionistas do INSS reclamam de cobrança indevida na folha de pagamento
17/10/2018 Sedecon alerta consumidores sobre preços diferentes de combustíveis no dinheiro e no cartão
10/10/2018 Sedecon dá dicas de compras para o Dia das Crianças
04/09/2018 Sedecon inicia 2º Feirão Limpa Nome na próxima segunda
06/08/2018 Dia dos Pais: Sedecon faz alerta quanto às compras
12/07/2018 Sedecon realiza pesquisa de preços de combustíveis em 25 postos em JF
04/07/2018 Sedecon faz alerta quanto a contratos de telefonia empresarial
07/06/2018 Dia dos Namorados: Sedecon faz alerta aos consumidores na hora das compras
29/05/2018 Sedecon orienta consumidores que estão com contas ou encomendas atrasadas devido à greve dos caminhoneiros
16/03/2018 Sedecon da Câmara realiza pesquisa com mais de cem chocolates de Páscoa
14/03/2018 Sedecon realiza panfletagem em alusão ao Dia Mundial de Defesa do Consumidor
07/03/2018 Sedecon participa de eventos na Unimed e na OAB
21/02/2018 Empresas de telefonia lideram ranking de reclamações no Sedecon em 2018
15/02/2018 Cresce procura ao Sedecon para renegociar dívidas
11/01/2018 Sedecon da Câmara realiza pesquisa com 48 produtos da lista de material escolar
20/12/2017 Sedecon: Empresas de telefonia lideram ranking de reclamações em 2017
06/12/2017 Sedecon dá dicas para não se complicar na época natalina
23/11/2017 Sedecon alerta os consumidores sobre a Black Friday
13/11/2017 Sedecon encaminha reclamações da Via Varejo e de seguradoras para o Ministério Público
10/11/2017 Sedecon envia reclamações contra empresa de crédito ao Ministério Público
09/11/2017 Câmara promove ‘Sedecon Feirão limpa nome’ para pessoas negativadas
01/11/2017 Telefonia continua com o maior índice de reclamações no Sedecon
15/09/2017 Sedecon realiza palestras na Semana de Educação Financeira
01/08/2017 Dia dos Pais: Sedecon da Câmara dá dicas para as compras
28/07/2017 Telefonia é o maior índice de reclamações no Sedecon
14/07/2017 Sedecon alerta: Venda casada é crime e você deve denunciar
05/07/2017 Escola do Legislativo e Sedecon irão realizar curso sobre Educação Financeira

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons