Buscar
 

Legislatura

Rodrigo Cabreira de Mattos (Rodrigo Mattos) (PSDB)



Email: rodrigomattos@camarajf.mg.gov.br
Gabinete: Rua Halfeld, 955 Palácio Barbosa Lima - 5º andar - 505
Juiz de Fora - MG - CEP 36016-000
Tel: 3691-4730
Tel:

Rodrigo Mattos inicia o quarto mandato pelo PSDB acumulando experiência e disposição para realizar mais pelos juiz-foranos. Os anos de 2015-2016, período no qual atuou como presidente da Câmara Municipal, foram, sem dúvida, os que possibilitaram a execução de propostas inovadoras, que aprimoraram o funcionamento da Casa e o atendimento ao público. Rodrigo Mattos criou novos serviços, investiu na cidadania, no Legislativo enquanto espaço cultural e na transparência, conquistando o canal aberto da TV Câmara. Ainda assim conseguiu uma grande economia com devolução ao Executivo de R$ 5.341.342, 86 milhões, referente aos orçamentos de 2015 e 2016.

O aumento na prestação dos serviços se deu em conjunto com a adequação da infraestrutura para receber melhor o cidadão. Dois andares do prédio do INSS, na Rua Marechal Deodoro, foram alugados para abrigar o setor administrativo. Assim foi possível disponibilizar todo o andar térreo do Palácio Barbosa Lima para atendimento à comunidade. No local, funcionam o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) com atendimento jurídico e social, o Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) e são emitidas carteiras de Trabalho e de Identidade. Outros três serviços foram implantados: o Engenharia Popular, o Polo de Mediação de Conflitos e o Fiscaliza JF.

O saguão de entrada da Câmara Municipal ganhou nova função. Foi transformado no Espaço Cultural Vereador Ivan Barbosa. O espaço democrático e gratuito para fomento da cultura foi estendido às escadarias do Palácio Barbosa lima. Ali foi desenvolvido o projeto Canta e Encanta com apresentações de corais no período de Natal, o Escadaria do Samba durante o Carnaval, além de promovidas comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, com apresentações musicais, oficinas e feiras de artesanato. As atividades celebram a cultura afro-brasileira e a importância de Zumbi e sua mulher, Dandara, na luta contra a discriminação racial.


A contribuição do vereador à cidade também se deu por meio de leis. Ele conseguiu condicionar o licenciamento de projetos de edificações à instalação de hidrômetros por unidade. Com isso, a cobrança de água tornou-se mais justa. Cada família passou a pagar apenas o correspondente ao seu consumo.

Os deficientes físicos foram prioridade com a lei que tornou obrigatória a instalação de sinais sonoros nos principais cruzamentos do Centro, além de piso diferenciado no entorno dos aparelhos de telefone públicos.

O meio ambiente foi defendido por meio da lei que instituiu o Dia Municipal de Defesa do Rio Paraibuna, em 24 de novembro de cada ano. Na data são divulgados levantamentos sobre poluição, baixa oxigenação, assoreamento e ressaltada a importância da preservação.

Para assegurar direitos dos usuários do SUS surgiu a lei que prevê publicação na Internet da lista cronológica de espera por consultas comuns ou especializadas, exames, cirurgias e quaisquer outros procedimentos ou ações de saúde agendadas.
Pensando também nos usuários da rede privada, foi determinada às empresas operadoras de planos e seguros de assistência à saúde comunicação por escrito sobre a modificação da rede credenciada, contratada ou referenciada de médicos, dentistas, clínicas, laboratórios e hospitais.

A especulação imobiliária foi combatida com o estabelecimento de regras para a transferência de terrenos da Prefeitura entre concessionários. Outra lei, de autoria do vereador, obriga a afixação de placa com informações sobre loteamentos, dando mais segurança aos interessados no processo de compra.

Rodrigo Mattos é formado em Administração de Empresas. É pai de Alice e Marcelo. A sua primeira eleição se deu em 2004 com 3.449 votos; a segunda, em 2008 com 3.659; a terceira, em 2012, com 2.930 e a reeleição, em 2016, com 4.401. Antes de presidente já atuou como segundo vice-presidente da Câmara.
 

Legislaturas:
37ª - 2005-2008
38ª - 2009-2012
39ª – 2013-2016
40ª – 2017-2020

Proposições de Autoria do Vereador:

Participação em Comissões:

Votação do Vereador em:
2004 - 3.449 votos
2008 - 3.659 votos
2012 – 2.930 votos
2016 - 4.401 votos

Site pessoal

E-mail's:
rodrigomattos@camarajf.mg.gov.br

Links sugeridos pelo Vereador:

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons