Buscar
 

Legislatura

Aparecido Reis Miguel Oliveira (Cido) (PSB)



Email: cido@camarajf.mg.gov.br
Gabinete: Rua Halfeld, 955 Palácio Barbosa Lima - 2º andar - 402
Juiz de Fora - MG - CEP 36016-000
Tel: (32) 3691-4703
Tel:

O vereador sempre se preocupou em atender as demandas de toda a cidade, o que fez com que se voltasse em especial para a saúde. Cido Reis (PSB) procurou atender as necessidades do dia a dia sem deixar a prevenção em segundo plano. Não demorou muito para perceber que é possível fazer muito, mesmo com poucos recursos.

Ele conseguiu incluir entre os exames obrigatórios realizados em recém-nascidos o teste da linguinha. A atribuição cabe ao pediatra ou fonoaudiólogo que, ao constatar algum problema, faz o encaminhamento para correção por cirurgia simples. O diagnóstico precoce da chamada língua presa é da maior importância na medida em que dificulta a criança a sugar, mastigar, engolir e falar.
A instituição do Novembro Azul em Juiz de Fora foi outra iniciativa de grande repercussão. O mês é destinado a ações de prevenção ao câncer de próstata, o que mais mata homens. Cido Reis esclarece que a doença tem maior incidência em pessoas com mais de 50 anos. Quanto mais cedo acontece o diagnóstico do tumor, maiores são as chances de cura.


O apoio a doação voluntária de sangue se deu com a adoção de uma política de incentivo. Lei elaborada por Cido Reis isenta do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pelo município. Para se beneficiar o candidato deve fazer o mínimo de duas doações anuais.

Em atendimento a reivindicação da comunidade, o vereador determinou que as Unidades de Atendimento Primário em Saúde (Uaps) forneçam aos familiares ou responsáveis boletim médico diário sobre o estado de saúde do paciente e condições de tratamento. Ao mesmo tempo em que assegura aos parentes direito a informação, a iniciativa contribuiu para o ensino e a pesquisa em saúde.

Consciente que saúde e qualidade de vida estão interligados, o vereador instituiu o Dia do Ciclista, comemorado anualmente em 28 de maio. A ideia é incentivar exercício físico além de introduzir a bicicleta como meio de transporte não poluente. Cido Reis ponderou que a alternativa vai inclusive para reduzir o congestionamento no trânsito.

Mais uma demanda da população levada ao vereador resultou na lei que limita em 20 minutos o tempo máximo de espera para venda de ingressos por estabelecimentos ou responsáveis pela promoção de eventos de cultura, esporte e de lazer. Eles têm que disponibilizar pessoal suficiente para a comercialização tanto no local do evento quanto nos pontos de venda. O controle se dá com o uso de senhas.

Cido Reis foi eleito para o primeiro mandato, em 2012, com 4.745 votos e reeleito em 2016 com 4.986. Já foi primeiro e segundo secretário da Mesa Diretora. O vereador é natural de Juiz de Fora e reside no Bairro Nova Benfica. É técnico em Contabilidade e atua como consultor previdenciário. Ingressou na vida política em 1989 quando participou do Movimento Fora Collor. É casado com Nalimar Cristina com quem tem o filho Cauã.
 

Legislaturas:
39ª - 2013-2016


40ª – 2017-2020

Proposições de Autoria do Vereador:

Participação em Comissões:

Votação do Vereador em:
2012 – 4.745 votos


2016 –4.986 votos

Site pessoal

E-mail's:
cido@camarajf.mg.gov.br

Links sugeridos pelo Vereador:

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons