Buscar
 

Legislatura

Aparecida de Oliveira Pinto (Cida Oliveira) (PT)



Email: cidaoliveira@camarajf.mg.gov.br
Gabinete: Rua Halfeld, 955 Palácio Barbosa Lima - 4º andar - 403
Juiz de Fora - MG - CEP 36016-000
Tel:
Tel:

 

Nascida no distrito de Torreões em 4 de setembro de 1958, mudou-se para o bairro Vitorino Braga em 1974. Desde então se dedica à militância. Seus primeiros passos foram no grupo jovem e no UniBarros. Como estudante participou ativamente do movimento pelas “Diretas Já” e das discussões sobre a Constituinte de 1988. Foi comerciária e, depois da experiência com as dificuldades dos trabalhadores do comércio, ingressou com propostas em uma chapa de oposição no Sindicato dos Comerciários e perdeu. Em seguida, passou no vestibular para a primeira turma do curso noturno de geografia, o que possibilitou que a estudante e trabalhadora pudesse conciliar a universidade e o trabalho - realidade que permeia os trabalhos e as propostas políticas da vereadora.
Em 2002, Cida foi nomeada no concurso para professores efetivos de Juiz de Fora. Começou a vida docente na E. M. Marlene Barros no bairro Progresso e depois de nomeada seguiu para a E.M. Bela Aurora. Além disso, trabalhou em escolas das redes estadual e privada da cidade.

Vida Política

Desde 2001 é integrante da direção do Sindicato dos Professores e estava no terceiro mandato como coordenadora geral, quando se licenciou para ocupar o cargo no Legislativo Municipal. Quando fala sobre a própria atuação política, Cida é categórica em afirmar que toda conquista como membro do Sindicato dos Professores foi “arrancada” e contou com o envolvimento de muitos militantes - “Ninguém anda sozinho”. O lema se reflete, inclusive, na decisão conjunta de membros do sindicatos e representantes de diversas entidades que, em reuniões desde o final de 2019, decidiram pelo seu nome como candidata como representante dos professores pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Plataforma Política


A educação é o tema central das propostas da vereadora. O principal e imediato trabalho é a realização de concursos para o magistério, que não acontecem no município desde 2009. A realização do concurso está alinhada a investimentos na escola pública com salários melhores e plano de carreira dos docentes. Além disso, o mandato vai buscar a efetiva aplicação da Lei do Piso Nacional (Lei 11.738/ 2008) e a defesa do emprego e da renda dos trabalhadores em educação da rede privada de ensino.
A vereadora inclui entre suas causas mais creches municipais, implantação do tempo integral, a luta pela inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares, a implementação da lei de ensino da História da África, a liberdade de cátedra e apoio a iniciativa de auto-organização de pequenos agricultores, artesãos e catadores de papel. A educação e a empregabilidade de jovens também é uma problemática que será levada para discussão na Câmara.
 

Legislaturas:
2021-2024

Proposições de Autoria do Vereador:

Participação em Comissões:

Votação do Vereador em:

Site pessoal

E-mail's:
cidaoliveira@camarajf.mg.gov.br

Links sugeridos pelo Vereador:

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons